sábado, 3 de novembro de 2012

Os Filhos que perdi



Os Filhos que perdi

Num asilo de idosos, a jovem observa a senhora sentada tricotando sob a árvore.
Seus cabelos são brancos como neve, os dedos das mãos que tricotam estão tortos
Sofridos pela artite.
A jovem percebe que o olhar da velha senhora é triste e distante.
Como se estivesse num outro lugar, ou talvez num outro tempo.
Vagarosamente aproxima-se da idosa, com um sorriso tímido no rosto.
Ao perceber sua presença, a senhora levanta para a jovem seu olhar perdido..
Naquela tarde, sob aquela árvore, sentada num banco tosco,
a jovem mulher teria uma conversa que jamais esqueceria.
-Boa tarde, como está?
-Bem e você? Quer sentar?
E a jovem sentou-se a seu lado.
-Observei que enquanto tricotava seu olhar parecia perdido, em outro lugar.
-Não em outro lugar minha querida, em outros tempos, no passado.
-Haaa, a senhora tem família?
-Não, perdi meus pais  faz muito tempo e depois fui perdendo os irmãos e irmã.
-Mas a senhora nunca casou,nunca teve filhos?
Sim... casei-me muito jovem, e muito jovem também me divorciei.
Tive três filhos.
-Haa, então a sanhora tem três filhos!.
-Não querida, eu tive.... três filhos.
Já não os tenho mais.
-Então seus filhos faleceram?
-Não, estão vivendo... a vida deles.
-Mas a senhora me falou que teve, que não os tinha mais....
-E é verdade. Eu os tive até o ponto em que eles precisaram de mim.
-Hoje eles andam com suas próprias pernas, tem seus filhos, suas famílias, e eu fiquei no passado.
-Sabe... quando envelhecemos, não ficamos apenas com os cabelos brancos.
Junto com a  velhice vem as dores, as dificuldades para se locomover.
Você adquire hábitos ao longo da vida, deixa de gostar de algumas coisas, passa a gostar de outras,
quase sempre seus gostos e hábitos não são condisentes com os mais jovens.
Então, você ou eles acabam se afastando.
Como o sol no horizonte.
 Ao amanhecer, ele surge vigoroso e aconchegante, aquecendo seu corpo.
Ao meio dia, ele está mais distante, mas focado em você, te iluminando,
ao cair da tarde ele vai desaparecendo no horizonte, até que você não o vê mais.
-Diga-me senhora, foram seus filhos que a colocaram aqui?
-Não minha querida, eles jamais fariam isto.
Na sociedade em que vivemos, filhos que descartam pais em asilos, são mal vistos.
os filhos que perdi jamais fariam tal maldade com eles mesmos.
Vim para este lugar com minhas próprias pernas, eu mesma decidi,
os filhos que perdi,jamais foram á favor, e acham que faço isto para feri-los.
 Mas lhe asseguro que não é verdade.
-Mas porque então a senhora escolheu estar aqui?
Porque eu já não suportava a solidão.
-Minha querida, você é casada? Tem filhos?
-Sim, tenho dois filhos adolecentes.
-E onde eles estão agora?
 Foram a praia com o pai, eu não gosto de Praia.
 E porque você veio passar sua tarde num asilo?
 Na companhia de velhos tristes e doentes.
Bem... Eu perdi minha mãe e meu pai logo que me casei.
Os dois morreram num acidentes de carro.
Foi uma perda muito dolorida para mim.
Então eu fico pensando em como eles estariam agora, se estivessem vivos.
E fico triste ao ver que muitos filhos abandonam seus pais em asilos,
 e não agradecem a Deus por ainda te-los.
Enquanto outras como eu gostaria de ter meus pais, não os tenho.
A velha senhora descansou o trico no colo,
olhou para a jovem com um sorriso e lhe disse.
-Sabe minha querida, as pessoas acham que aprendem tudo nas escolas e nos livros.
Mas acredite, a vida é nossa maior mestra.É ela que nos ensina.
Veja... você está aqui, porque a vida lhe tirou algo muito precioso.
Muitas vezes nos revoltamos com a vida e até com Deus.
porque não achamos justo o que ela nos dá ou nos tira.
mas creia, a vida nos dá justamente aquilo que necessitamos.

Se você não tivesse perdido seus pais num trágico acidente,
você não seria o que você é hoje.
Seus valores seriam outros.
Se seus pais fossem vivos, e estivessem gozando de boa saúde.
Talvez no dia de hoje, muito provavelmente, você não estaria aqui.
Comigo, sob está árvore tendo esta conversa.
E talvez também nem visitase seus pais, afinal ouvir sempre as mesmas coisas é chato.
Talvez, hoje você estivesse nun shooping, na comapanhia de uma amiga, vendo um bom filme.
Depois sentada numa doceria, conversando sobre os problemas das duas.
Um asilo de velhos, talvez nem lhe passase pela cabeça.
Por isto, não julgue os filhos daqueles que estão aqui.
Eles ainda não tiveram seu aprendizado.
Mas tenha certeza, um dia terão....

A jovem baixou a cabeça, tentando esconder uma lágrima.
A velha senhora arrumou seu trico dentro de uma velha sacola.
Passou as mãos cansadas pelos lindos cabelos da jovem, e caminhou para o refeitório
Onde seria servido o café da tarde.
®Autoria  Almerinda Edite Silva
02/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário

Para comentar seja um seguidor
Os Comentários Neste blog serão Moderadas
Portanto palavras ofensivas serão excluidas.
Não coloque link no comentário.
Utilize o OpenID na hora de enviar seu comentário
e seu link ficará gravado
Apenas comente assunto pertinente ao blog
Grata

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.