segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Racismo





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.

Quem como eu tem perto de 60 anos vivenciou de perto o racismo.
Quem diz que não, é hipócrita ou sofre do mal de Alzheimer.
Na minha cidade não é feriado no dia da Consciência Negra.
Não que eu ache que deveria ser feriado, mas creio que esta consciência deva ser plantada em todos.
Meu estado não foi um grande plantador da cultura do café.
Consequentemente eram poucos os negros na cidade.

A cultura no sul do Brasil é basicamente italiana e alemã, pessoas que na época da segunda guerra mundial buscaram asilo no Brasil, e se alojaram  mais ao sul do Brasil.
Assistindo ao filme” Estórias Cruzadas” o filme relata basicamente
o Racismo entre mulheres negras e brancas.No Mississípi,EUA.
Me reportei a minha infância e juventude época onde pude de mais perto conviver com o racismo.
Lembrei de uma colega de escola, estudávamos na mesma sala e morávamos no mesmo bairro.
Portanto pegávamos o mesmo ônibus para irmos a escola.
Eu embarcava unas 5 paradas antes dela,e logo alguém sentava ao meu lado, então ela embarcava, sentava num banco e ia sozinha até a escola.
ninguém sentava perto dela, adultos ou crianças, faziam o trajeto em pé, para não sentar perto dela.
Isto no meu conceito é racismo.
E no colégio a coisa não era diferente, na ápoca eram usadas carteiras para dois alunos,
 mas ela sentava sozinha.
Porque nenhuma criança queria sentar perto dela.
Eu logicamente sentava na primeira carteira, por ser baixinha e enxergar muito pouco.

Quando havia trabalho a fazer em grupo, geralmente eu fazia com ela, além de morarmos perto, Noemi
“este era o nome dela, que coisa estranha, quase não lembro o nome dos colegas da época, mas o dela nunca esqueci”
Era muito inteligente e esforçada, trabalhos feitos por nós duas era 10 garantido.
Quando Noemi chegava a minha casa, lembro de minha mãe na porta de meu quarto dizendo...
“ Aquela tua colega Negrinha está ai”, não lembro de jamais minha mãe pronunciar o nome dela.
Pessoas negras eram pessoas de cor, como se branco não fosse cor, negro era.
Jamais vou esquecer de um episódio na minha juventude.
Eu e mais  quatro amigas fomos a um baile, início dos anos 70.
Naquela época tínhamos carteirinhas dos clubes do bairro,
e quem tinha carteira, era sócio e não pagava ingresso.

na entrada uma das amigas foi barrada.Naquela época, negros e prostitutas  eram igualados,não podiam frequentar os mesmos lugares que pessoas ''Normais''.
E esta amiga era mulata, três poderiam entrar, ela não.
Não tenho como exprimir aqui a minha indignação.
Lembro que ela ficou paralisada, não esboçou um gesto ou palavra.
Eu reagi instantaneamente, mesmo porque eu nunca fui de pensar antes de agir.
na porta mesmo rasguei minha carteirinha  em meio a xingamentos contra o preconceito.
Imediatamente os  amigos que estavam comigo,constrangidos fizeram o mesmo, e muitos que estavam na fila nos seguiram.
Rasgando as carteirinhas e abandonando o local.
Graças a Deus sempre fui uma anarquista.
Acredito que se em menos de 50 anos vivíamos num regime racista, ele ainda não apagou.
Mesmo que sejamos um país sem memória, ainda tem os que lembram.
Honestamente enquanto for viva quero sempre lembrar.
Porque ao longo da minha vida, vi coisas medonhas serem praticadas em nome do racismo.
Basta abrirmos um livro de história para termos certeza disto.
Não acredito em raças superiores ou inferiores, não acredito que a guerra leve a paz, como muitos acreditam.
Minha bandeira não é verde e amarela, minha bandeira sempre foi e sempre será a bandeira da Paz.
Almerinda Edite Silva
     25/02/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Para comentar seja um seguidor
Os Comentários Neste blog serão Moderadas
Portanto palavras ofensivas serão excluidas.
Não coloque link no comentário.
Utilize o OpenID na hora de enviar seu comentário
e seu link ficará gravado
Apenas comente assunto pertinente ao blog
Grata

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.